Aprenda a identificar e alcançar o perfil do consumidor que mais comprará em sua loja virtual

As primeiras operações de um e-commerce geralmente contam com visitas e interações de alguns consumidores que não se encaixam diretamente com o perfil de cliente que você deseja para seu negócio. Isso é um sinal amarelo de que certas estratégias precisam ser reavaliadas, para que sua loja virtual alcance quem realmente interessa. Afinal de contas, o sucesso do comércio eletrônico depende diretamente da precisão em identificar e alcançar o perfil de consumidor que mais se interessa pelo determinado tipo de produto ou serviço que você oferece.

Conheça algumas estratégias que te ajudarão a identificar o perfil de consumidor ideal para sua loja virtual.

Criação de personas para avaliar como seu negócio responde a diferentes segmentos de consumidores.

Criar uma persona significa elaborar um perfil fictício de consumidor e levantar como seria a experiência dele ao ter contato com sua loja virtual. Cada persona representa um diferente grupo etário e socioeconômico, com particularidades bem desenhadas. Essa estratégia tem sua eficiência reconhecida nas relações online empresa-cliente. Pois permite que você construa sua loja virtual de modo que ela se adeque às diferentes exigências e preferências dos principais de consumidores que seu negócio deve atender.

Levantamento de diferentes perfis com interesses comuns.

É o momento de selecionar os grupos de consumidores que, apesar de diferentes, possuem em comum o interesse nos produtos que sua loja virtual oferece. Para essa seleção, devem ser levantados os fatores que norteiam as decisões de compras dos consumidores e, para maximizar as chances de sucesso, é necessário que todo o processo seja mensurável e sustentável ao negócio.

Segmentação conforme os interesses de cada consumidor

Para aumentar as chances de transformar visitas em sua loja virtual em vendas concluídas é necessário conhecer bem o seu público-alvo. Considere todas as variantes, tais comoo: sexo, faixa-etária, localização, nível de escolaridade, classe social, estado civil, dispositivos mais utilizados, conteúdos de interesse e produtos que deseja comprar. Munido dessas informações é hora de preparar a vitrine da sua loja virtual aos consumidores que a estão acessando – destacando para ela as ofertas e informações que mais possam interessá-los.

Comentários