Cadastro de produtos: Boas práticas para a sua loja.

É da natureza humana categorizar coisas, colocá-las em “potinhos” que as agrupem coisas por alguma similaridade, sejam elas quais forem. Categorizar itens de uma maneira lógica ajuda os mesmos a serem encontrados, principalmente em ambientes como supermercados e outras megastores.

O mesmo pode-se dizer dos e-commerces, afinal, uma loja virtual nada mais é, na maioria das vezes, que uma megastore no ambiente digital. Sendo assim, uma loja virtual desorganizada pode nos render aquela experiência de desorientação que temos em um grande mercado sem organização em seus produtos.

Vantagens de um cadastro inteligente de produtos:

A qualidade do cadastro sem dúvida influencia na decisão de compra. Antes de tudo, você deve criar um padrão para aplicar em toda a sua loja, e de preferência que ele não seja muito diferente do padrão utilizado pela maioria das lojas do mesmo segmento.

Um cadastro inteligente de produtos torna a navegação mais intuitiva, o cliente utiliza menos cliques para chegar até o produto que precisa e não se sente perdido. É também uma questão de comodidade, assim como damos preferência a não perambular pelas lojas quando já sabemos exatamente o que viemos comprar.

O que levar em conta na hora de cadastras seus produtos?

Árvore Mercadológica:  Também chamada de categorização. O principal objetivo aqui é desenvolver uma estrutura que consiga agrupar produtos similares para que seu desmembramento siga um padrão mais lógico na compra.

Nomenclatura: Esse é um dos principais pontos que podem definir a compra dentro do seu e-commerce. Nomeie seu produto juntamente com as principais características, como do mesmo modo que você procuraria em uma loja física.

Descrição Comercial e Técnica: É como trabalhar uma descição para emoção e uma para a razão. A descrição comercial deve seduzir o cliente, adote uma linguagem leve e simples, guarde as palavras difíceis e números para a descrição técnica.

SEO e Metatags: Faça uma pesquisa para saber como os usuários buscam o seu produto na internet. Assim você conseguirá insights sobre que termos usar no nome,  descrição do seu produto e até mesmo imagens, para que ele seja encontrado mais facilmente.

Imagens: Desenvolva um padrão de qualidade para apresentar graficamente os seus produtos. Opte por um número razoável de fotos, que mostrem pelo menos os ângulos mais importantes do seu produto, em uma resolução onde os detalhes sejam visíveis. Faça tudo para facilitar a decisão de compra aqui.

O processo de categorização é uma etapa importante e que deve ser decidida no início das atividades da sua loja, já que ele orientará uma série de outros processos. Principalmente pensando pelo lado do SEO e como ele pode auxiliar no ranqueamento orgânico de sua loja.

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