Como criar o melhor e-commerce para o meu negócio?

Todos nós, admitindo ou não, buscamos algum tipo de fórmula mágica que nos leve até o sucesso. Seja para a vida pessoal ou para o seu negócio, estamos sempre procurando dicas de como melhorar em algum ponto.

Ainda mais quando estamos em um campo que não dominamos, o medo de falhar gera aquela sensação de frio na barriga e quando menos esperamos, estamos digitando “melhor e-commerce” ou “como vender mais na internet” no Google.

A fórmula do sucesso?

Não existe uma fórmula, mas com certeza um caminho que vai colocar você na direção certa é o da pesquisa. Não estamos falando daqueles procedimentos caros, burocráticos e repletos de formulários, eles podem vir a ser úteis sim, no futuro da sua empresa, mas por agora você pode fazer tudo sozinho.

Busque pelo que você considera o melhor e-commerce dentro da área que pretende atuar, veja os pontos positivos, o que te chama a atenção? E os pontos negativos? O que te deixou em dúvida, o que poderia melhorar? Faça uma compra no site deles e analise todo o processo, do momentos da compra até o recebimento do produto.

Aliás, você sabe quem consome o seu produto? Tente determinar alguns padrões dentro do grupo de compradores do seu produto, onde estão, que hábitos tem na internet. Converse com eles, seja curioso, no final você pode concluir que a melhor estratégia é ter uma loja virtual no Facebook.

Um passo de cada vez

Exceto se o seu negócio já for grande fora da internet, você não precisa começar grande na sua loja virtual. Você pode experimentar muito, essa é uma das vantagens do e-commerce, independente se for um e-commerce baseado no facebook, instagram (exemplos de marketplace) ou em uma plataforma gratuita de e-commerce.

E,depois que o seu negócio estiver andando sem “rodinhas”, é hora do próximo passo: avaliar como você deve crescer. Agora que você quer profissionalizar o seu negócio, considere buscar por uma consultoria ou empresa especializada. Ela  vai te orientar como proceder com assuntos mais técnicos como formas de pagamentos online, integrações com sistemas internos e etc.

Não pare de pensar

Agora você tem a plataforma ideal, com processos sólidos e estratégias definidas. O seu negócio está quase andando no piloto automático em relação à integração de etapas de uma venda online: hora de descansar? Não.

Os assuntos relacionados à lojas virtuais estão sempre sendo complementados. Novas práticas, tendências na comunicação e tecnologia são de acompanhamento obrigatório. Reserve uma parte do seu tempo no dia, ou na semana para se informar um pouco sobre. Assim você mantém a sua loja virtual sempre competitiva.

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