Como criar um calendário promocional para o seu e-commerce

Você já deve ter percebido que na internet, o calendário de datas comemorativas é muito mais extenso que o calendário usado para as campanhas de publicidade offline. São datas que muitas vezes não estamos familiarizados, mas algumas marcas conseguem aliá-las à campanhas promocionais para fisgar a atenção do consumidor e oferecer seus produtos ou serviços.

Para desenvolver um bom calendário promocional e trazer resultados para a sua loja online, nós sugerimos que você tenha como base três pontos:

1º – Programe-se:
Como qualquer outra decisão de impacto que você tenha tomado para o seu negócio, foi preciso se programar com antecedência, além de prever os retornos que ela traria. Sendo assim, é necessário pensar em quais datas você irá incorporar ao seu calendário de marketing.

Nos links abaixo apresentam calendários com diversas datas comemorativas:

http://www.calendarr.com/
http://www.datascomemorativas.me/
http://www.calendariobr.com.br/datas-comemorativas-2016
https://marketing.serasaexperian.com.br/whitepapers/calendario2016/

Além delas, o seu negócio também pode aproveitar de datas e eventos ligados à cultura, TV, moda, esportes, etc. E foi pensando nisso que o Twitter disponibilizou a ferramenta #DomineOMomento, nela você tem acesso a várias datas que podem ser relevantes para promoções e campanhas de marketing.

2º – Conheça as datas, e o seu contexto:
Não basta escolher datas aleatoriamente, é preciso conhecê-las, saber sobre o que elas falam, em que contexto foram criadas, e principalmente, qual a percepção delas atualmente. Hoje as pessoas em geral estão mais contestadoras, mais dispostas a falar sobre seu ponto de vista a respeito de uma mensagem que a marca ou seu produto passa.

Tome como exemplo o Dia da Mulher, a data comemorativa de maior relevância no ano até agora, nela observamos como algumas campanhas foram mal recebidas pelos usuários. O que acaba afetando não só o faturamento com produtos e serviços, mas também a percepção de marca como um todo.

3º- Conte uma história:
Estabeleça uma conexão entre a sua marca, e a data que você comemora. Onde, como, quando ou porque seus produtos e aquela data comemorativa podem se relacionar? Seja com argumentos racionais ou emocionais, apresente os de uma forma chamativa, utilize de todos os canais de comunicação para reforçar a mensagem de compra.

Utilizando esses 03 pontos, você estará preparado para desenvolver um calendário promocional para o seu e-commerce coeso, bem planejado e que vai contribuir nos resultados de todas as suas campanhas de marketing.

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