Dicas para uma logística otimizada em seu e-commerce

Uma logística eficiente não é um diferencial em um e-commerce, é um pilar essencial para a sobrevivência do seu negócio. Por isso, reunimos algumas dicas para otimizar a logística de sua loja virtual, assegurando mais tranquilidade nas operações e entregas, e mais satisfação dos clientes.

Mantenha as informações de estoque sempre atualizadas no site da loja virtual

  • O cliente precisa sempre estar ciente da disponibilidade do produto muito antes de decidir se irá adquiri-lo. Sendo assim, é importante que cada saída de produto seja atualizada no sistema de estoque.
  • É importante definir se o estoque será exclusivo da loja virtual ou será compartilhado com uma loja física.
  • O tipo de estoque indicado para sua loja virtual dependerá diretamente do tamanho da estrutura física de armazenamento, quantidade de funcionários nas operações e como serão as respostas da empresa no caso de trocas, devoluções, mercadorias defeituosas e extravios.

Compreenda bem os serviços dos correios

Para garantir entregas seguras de seus produtos para as mãos dos clientes, é essencial conhecer muito bem os diferentes serviços de entrega oferecidos pelos correios. É importante também estar atento a informações como os requerimentos básicos, limitações de destino e outras particularidades de cada um.

Peso máximo admitido para os serviços de encomendas

TABELA_01_PAGE 09

TABELA_01_PAGE 10

TABELA_02_PAGE 10

Encomendas de pequeno porte a serem transportadas em envelope são submetidas à base de cálculo que considera o valor mínimo de altura (2cm)
(somente para clientes com contrato)

TABELA_03_PAGE 10

Serviços de entrega

PAC
• Serviço econômico para entrega em todo o território nacional

SEDEX
• Serviço de entrega expressa em todo o território nacional

SEDEX Hoje
• Entrega garantida no mesmo dia da postagem

SEDEX 10
• Entrega garantida até 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem

SEDEX 12
• Serviço de entrega garantida até meio dia do dia útil seguinte ao da postagem

e-SEDEX
• Serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos por meio do comércio eletrônico
• Disponível somente com contrato e cota mínima de faturamento mensal em torno de R$1200,00

Atenção especial no processo de entrega

Tentativas de entrega para as cidades: Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Região Metropolitana.

  • 2 tentativas de entrega;
  • Uma no mesmo dia da chegada do objeto à unidade de distribuição. Na ausência do destinatário a mercadoria ficará disponível para retirada na unidade de distribuição até o próximo sábado – onde uma nova tentativa de entrega será realizada.
  • Caso haja ausência na 2ª tentativa a mercadoria é imediatamente devolvida ao remetente.

Para as demais cidades

  • 3 tentativas de entrega.
  • Uma no mesmo dia da chegada do objeto na unidade de distribuição. Segunda e terceira tentativas nos dias úteis seguintes.
  • No insucesso das três tentativas, a mercadoria ficará disponível para retirada, durante sete dias corridos, na agência de correio mais próxima ao destinatário. Se a entrega não for concluída, o produto será devolvido ao remetente.

Indenização por atraso na entrega

Devolução de 20% do valor pago na postagem da remessa. Os valores referentes aos serviços adicionais eventualmente adquiridos não serão devolvidos.

Pesquise as transportadoras e saiba o que cada uma pode oferecer

Considere pelo menos três diferentes opções de transportadoras, compare seus serviços, atrativos, diferenciais, prazos, preços e particularidades. O ideal é que você escolha uma empresa com bom custo-benefício, prazos ágeis e, principalmente, expertise comprovada no transporte do tipo de produto que você oferece.

Comentários