Fraudes nas vendas online: 03 dicas para evitá-las

Hoje, dia 01 de abril, é o momento que algumas pessoas aproveitam para contar aquela história, não tão fiel à verdade, na maioria das vezes, apenas por diversão e ver a reação do outro perante um fato inventado.

Entretanto para os lojistas virtuais, existe uma preocupação diária em zelar pela veracidade das informações, saber se o os dados repassados pelo comprador realmente pertencem a ele. Segundo a Oberthur Tecnologies, empresa especializada em segurança digital, 28% dos brasileiros já sofreram fraudes em compras pela internet.

Além do prejuízo do cliente e o dano à imagem da empresa, outro grande problema é o chargeback, ou estorno, quando a administradora do cartão de crédito não reconhece a compra feita na sua loja a cancela a venda.

E para evitar esse prejuízo, apresentamos aqui 03 dicas para ajudá-lo a evitar fraudes no seu e-commerce, escolhemos dicas simples que podem ser feitas por qualquer pequeno empreendedor online, visto que eles são os mais prejudicados e carentes desse tipo de informação.

1 – Dar preferência ao uso de Intermediadores de Transações on-line e sistemas antifraude

No Brasil, Pagar.me, PagSeguro, PayPal, MoIP, Clear Sale e MercadoPago são boas alternativas para transações online, assim o gestor diminui as preocupações com o chargeback. Lembrando que quando você reduz as opções de pagamento, gera-se também uma queda nos pedidos. Você pode, por exemplo, oferecer condições especiais para as compras feitas por esse meio para encorajar o seu uso.

2 –  Atenção aos dados de cadastro e pedido

Cadastros exclusivos para compras fraudadas, tendem a ser menos cuidadosos no preenchimento das informações do que cadastros usados por reais clientes. Sendo assim, fique atento a alguns pontos como:

> O nome dado pelo usuários tem relação com o endereço de e-mail fornecido?
> Pedidos de múltiplas unidades de um mesmo produto, como televisores e eletroeletrônicos.
> Produtos de alto valor com grande facilidade de revenda
> Múltiplas tentativas de compra utilizando diferentes números de cartão de crédito

3 – Confirmação de compra com pedidos fora do padrão

Quando o cliente já faz parte da sua base de dados, e você observa um pedido que fuja do padrão, seja por valor, quantidade ou endereço de entrega, é válido que a sua central de relacionamento entre em contato para o número cadastado e confirme a compra. Quando a conversa é conduzida de modo a deixar bem claro o motivo do contato, a sua loja pode também gerar uma boa imagem de zelo com a segurança do cliente

É importante lembrar que não existe qualquer sistema que seja livre de fraudes. O importante é que o responsável pela loja virtual procure saber dos prós e contras dos sistemas de pagamento e que formas de pagamento ele vá utilizar na sua loja.

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