No Dia do Consumidor, fique atento aos seus direitos nas compras online

Hoje, dia 15 de março, é o Dia Mundial do Consumidor. A dada foi criada para lembrar dos direitos que o consumidor tem no momento a compra e também que as empresas e lojas reafirmem o compromisso em seguir as leis feitas para a proteção dos consumidores.

E com a realidade do comércio eletrônico, listamos aqui algumas dicas e direitos dos consumidores que vão ajudá-lo a ter mais segurança nas transações online.

  • Antes de fechar uma compra, pesquise um pouco sobre a empresa que você está fazendo a transação. Sites como o Reclame Aqui podem ajudá-lo a evitar uma grande dor de cabeça.
  • Fique sempre atento às medidas adotadas pelo fornecedor para garantir a privacidade dos dados, principalmente no caso do RG e CPF, certifique-se de que a página exibida é segura (apresenta um cadeado antes do endereço).
  • Guarde todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com o fornecedor, e outras informações que comprovem a compra e suas condições. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra algum imprevisto.
  • As páginas hospedadas fora do Brasil seguem as normas de seus países de origem. Se o consumidor tiver problemas ao comprar produtos em sites internacionais, terá de resolvê-los diretamente com o fornecedor, porque, nesse caso, ele é o próprio importador.
  • Todo consumidor que realizar uma compra fora de um estabelecimento comercial (telefone, catálogo, internet, domicílio, etc) tem o direito de se arrepender da compra em 7 dias e desfazer o negócio, sem ter que dar justificativa. Este prazo começa a ser contato na data da assinatura ou recebimento do produto ou serviço. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores que foram pagos, a qualquer título, deverão ser devolvidos, de imediato e monetariamente atualizados.

Você também pode tirar suas dúvidas no Procon da sua cidade e no Portal do Consumidor.

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