O que os maiores e melhores e-commerces do Brasil tem em comum?

Todo empreendedor que se preza tem como exemplo grandes empresas que se destacam em seus devidos segmentos, e isso é um ponto positivo. Afinal, observando os grandes você pode extrair lições de onde acertaram e prever, a partir dos erros deles, onde o seu negócio deve concentrar a atenção.

Quem são as empresas do cenário nacional de comércio eletrônico que você mais admira? Dafiti, Submarino, Pontofrio e Walmart são apenas alguns dos principais varejistas que possuem faturamento na casa dos milhões. O que eles têm em comum? Reunimos aqui alguns pontos que contribuem para o sucesso deles.

– Estabilidade
Quantas vezes você acessou o site de uma dessas empresas e o mesmo não estava disponível? Estar sempre disponível é talvez a necessidade primária de qualquer e-commerce. Diferente das lojas físicas, você não tem um horário de funcionamento, você funciona todo o tempo.

– Logística
Se sua empresa diz estar em todo lugar, você tem a necessidade de entregar em quase todos os lugares. Aqui dois pontos são cruciais: como você vai administrar os seus processos internos de logística e quais parceiros você terá para efetuar as entregas. Já falamos um pouco sobre o assunto aqui

– Segurança
Hoje segurança é imprescindível para qualquer empresa que trabalhe com dados de terceiros, seja na internet ou fora dela. Grande parte do processo de confiança do comprador em um e-commerce é saber se os dados dele estão realmente seguros com a empresa. Investimentos em sistemas de segurança e antifraude são essenciais.
– Facilidade de pagamento
Até mesmo alguns vendedores ambulantes de balas oferecem a possibilidade de pagamento com cartão. E-commerces tem uma gama de clientes bem diversa, seja de renda, localização ou acessibilidade à tecnologia. E é para atender a todos eles que são oferecidas dezenas de formas de pagamento.

– Marketing
A sociedade está soterrada de informação, a todo momento milhares de estímulos são disparados para cada pessoa. Os grandes nomes do e-commerce investem em pesquisa, mídia, tecnologia e qualidade de produção para conseguirem criar a mensagem com maior potencial de atingir o seu púbico.

– Relacionamento
Todos cometemos erros, não importa se somos pequenas, médias e grandes. E hoje, quando o consumidor está insatisfeito com algum produto ou serviço, ele torna isso público! O relacionamento é quase um ponto complementar ao marketing. Saber o que falam sobre a marca é importante, mas mais ainda é responder ao cliente. Você pode até não resolver de imediato o problema do cliente, mas deixe-o ciente de que ele foi ouvido.
Agora você sabe alguns pontos que contribuem para que os grandes players do mercado se mantenham nessas posições. Com o aumento da competitividade, muito do que dissemos acima passou a ser essencial para uma loja online de sucesso. Agora você, pequeno e médio empreendedor online, precisa elencar quais as prioridades na sua loja para poder, no futuro, competir lado a lado com os grandes players.

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