Otimização de e-commerce, você já testou o seu hoje?

A busca por um aumento de competitividade na área de comércio eletrônico é um processo contínuo e extremamente rápido. Cada pequeno ponto no processo de compra do cliente é essencial, e um link errado pode significar o abandono do carrinho.

Daí a necessidade de realizar constantemente testes dentro da sua loja. Especialistas na área de e-commerce e algumas pesquisas, mostram que entre todos os pontos de decisão de compra em uma loja virtual, a velocidade de carregamento é uma das principais.

Façamos uma reflexão simples: quanto tempo você está disposto a esperar para que uma informação carregue enquanto realiza suas compras? Quanto menos tempo melhor, não é mesmo?

Pesquisas concluem que um cliente não deseja esperar mais do que três segundos para o completo carregamento da página. Assim, qualquer ação que puder ser implantada pra diminuir esse tempo, será benéfica para a loja virtual.

Velocidade de carregamento e ranqueamento orgânico
Outra vantagem de investir em uma loja virtual rápida, é que o Google posiciona melhor sites com maior velocidade de carregamento. O buscador considera que sites mais rápidos deixam os usuários mais contentes e satisfeitos com os resultados de suas pesquisas. E estar bem posicionado no Google é uma necessidade quando falamos de e-commerce.

E como saber se meu e-commerce é rápido o suficiente?
Existe uma infinidade de ferramentas na internet que analisam o tempo de carregamento do seu site. Alguns pagos e outros gratuitos.

A nossa indicação é o: http://www.webpagetest.org. Ele analisa o desenvolvimento do site sob a ótica de velocidade de carregamento e otimização de SEO , uma poderosa ferramenta para melhorar a performance em relação a estes dois aspectos.

Faça um teste, acesse o site e insira a URL do seu e-commerce, agora é só clicar em “start test”. Certifique-se de selecionar Brasil no campo “test location”. Após alguns segundos, ele apresentará uma análise a sua loja virtual baseada em seis aspectos, cada um deles classificados de A a F.

Os resultados apresentados são bem técnicos. Eles mostram desde o tempo de espera para o primeiro carregamento até a porcentagem de banda que foi gasta para download de cada um dos componentes da página.

Você pode analisar os resultados obtidos pelo site junto ao responsável pelo desenvolvimento do seu e-commerce. Assim, vocês podem pensar em ações para melhorar os pontos em que seu e-commerce recebeu notas mais baixas.

Você pode, inclusive, usar o Webpagetest como ferramenta de comparativo entre o seu e-commerce e seus concorrentes. Observe em que pontos os seus concorrentes tem melhores notas que você e pense como pode melhorar isso.

Melhorias em otimização de carregamento são mais fáceis de serem implementadas e significativamente mais baratas do que outras ações para a melhoria do ranqueamento do seu e-commerce. Uma estratégia em que vale a pena investir.

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