Para elevar os resultados do seu e-commerce, é preciso mensurá-los antes

Antes de tomar grandes decisões sobre a sua loja virtual, é preciso saber se ela está indo para o lugar certo, não é mesmo? Para isso é necessário conhecer as principais métricas de desempenho para a sua loja e campanhas digitais, assim, suas estratégias serão traçadas para alcançar os melhores resultados.

O mercado digital fornece uma série de ferramentas de acompanhamento de métricas que muito podem ajudar o seu e-commerce a atingir um ótimo desempenho. Entretanto, é necessário contar com profissionais para adaptar seu site, assim, o acompanhamento e mensuração serão bem precisos.

Conheça as principais ferramentas e métricas essenciais para avaliar o desempenho de sua loja virtual.

Google Analytics

Serviço gratuito do Google onde seu site é cadastrado e recebe um código a ser inserido em sua estrutura. A partir daí, cada visita ao seu site será devidamente registrada e os usuários divididos em diferentes categorias. Assim você passa a saber qual região seu site recebe mais acessos, quais páginas são mais visitadas, quais produtos são mais clicados, bem como uma série de outras informações relevantes.

Funil de vendas ou pipeline de vendas

É uma forma de classificar os usuários interessados em sua loja virtual. Em uma analogia direta a um funil, onde o topo é amplo (repleto de usuários que podem se tornar clientes) e o final é a parte restrita (clientes mais propícios à conversão)

O que fazer na parte mais larga do funil

  • Promova algum produto e/ou serviço para prospectar pessoas que serão seus possíveis clientes
  • Atraia contatos de qualidade por meio de páginas de captura

O que fazer na parte intermediária do funil

  • Envie um e-mail marketing para seus prospects apresentando sua loja virtual, criando uma familiaridade com a sua marca.

O que fazer na parte onde o funil começa a estreitar

  • Responda as dúvidas de seus possíveis clientes.
  • Apresente detalhadamente o que você tem a oferecer, ressaltando a qualidade e diferenciais.

O que fazer no final do funil

  • Fechar o negócio.
  • Assegurar de que o cliente permaneça satisfeito.

Metas

Metas são estimativas de ações ou conjuntos de ações que são importantes para o sucesso da sua loja virtual. Tais como cadastros de e-mails, assinatura de feed, acesso a determinadas páginas ou venda de produtos.

ROI (Retorno sobre o investimento)

Indicador destinado a avaliar o custo-benefício das vendas em relação aos investimentos necessários para efetuá-la.

Remarketing

  • Consiste em apresentar novamente sua empresa, produto ou serviço para um cliente que entrou no e-commerce e não comprou.
  • São criados anúncios gráficos e textos que ficarão expostos nos canais que ele acessar e forem parceiros do Google.
  • No Facebook isso ocorre por meio do Facebook Ads – que são os anúncios destinados a perfis específicos.

Visitas

  • Interações do usuário dentro do site de seu e-commerce.
  • Uma única visita pode conter várias exibições de página, eventos, interações sociais e transações comerciais.

Taxa de rejeição (bounce rate)

  • Consiste no percentual de usuários que abandonam seu site na primeira página visitada.
  • Percentual dado pela origem do usuário, ou seja, se ele veio direto de uma busca no Google, link patrocinado, banner ou simplesmente digitou o endereço.
  • Se essa taxa estiver alta significa que seu site está sendo exposto para um público que não se interessa pelo que você tem a oferecer. Isso exige uma boa redefinição das estratégias de modo a atingir o grupo correto de consumidores potenciais.

Tempo médio de visita

  • Consiste no tempo que o usuário permaneceu em seu site.
  • Média calculada com a divisão do tempo total de todas as sessões e o número de sessões.

Identificar origens e resultado

O Google Analytics possibilita que você saiba quais mídias estão gerando maior tráfego ao site de sua loja virtual, e quais são responsáveis pelo maior número de conversões.
Possibilitando a mensuração dos resultados de suas campanhas de marketing digital.

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