Processos de entrega: 5 dicas para um ótimo serviço

Você cria uma linda loja, oferece ótimos produtos com preços muito atrativos e pronto! A compra foi efetuada, e agora só falta enviar o produto ao cliente, mas quem pensa que esse processo não necessita de cuidados está errado. Você sabia que grande parte das reclamações nos e-commerces estão relacionados a essa etapa? Segundo a ABComm, 61% das reclamações são sobre o processo de entrega.

Então escolhemos 05 dicas simples, mas necessárias, que vão ajudar a sua loja online não fazer parte da estatística acima:

1- Escolha um parceiro de confiança:

Existem uma série de empresas que podem auxiliar no processo de logística e entrega, e a escolha mais comum e assertiva são os Correrios. Além de ser uma empresa gigantesca, com abrangência nacional, eles possuem uma infinidade de materiais e plataformas para ajudar na organização dos processos de entrega.
Outro grande benefício de um contrato com os Correrios é o eSedex, serviço voltado para as compras feitas em lojas virtuais, com o frete a preço de PAC.

Conheça melhor como funciona o PAC

2- Tenha métodos de entrega alternativa

É sempre indicado que você tenha métodos alternativos de entrega,  seja por impossibilidade de atendimento do seu parceiro ou outros motivos. Tenha, por exemplo, uma forma de entrega diferenciada para os pedidos nas regiões próximas à sua empresa ou estoque, este pode inclusive ser um diferencial competitivo para se usar como argumento de venda.

Entenda os diferentes serviços de encomenda oferecidos pelos correios

3- Cuidados na embalagem

A embalagem cumpre um importante de papel para a sua marca: o de proteger a mercadoria de possíveis avarias durante o percurso de entrega, garantindo a satisfação do cliente quando o produto for entregue. Pense na seleção em embalagens de acordo com o seu mix de produtos, tamanhos, materiais e até mesmo materiais de preenchimento podem variar de acordo com o que você entrega.

4- Seja verdadeiro com o prazo de entrega

Trabalhar com expectativas é realmente algo muito complicado, durante o processo de venda nós criamos uma série delas, e devemos nos preocupar em não frustar o cliente. Tenha em mente que é sempre melhor deixar o consumidor a par de tudo o que acontece com a compra dele.
Atrasos na entrega, numeração indisponível, e outras situações similares devem ser dadas ao cliente o mais rápido possível, assim você consegue minimizar a tensão entre a sua marca e o cliente.

5- Surpreenda

Já pensou em melhorar a experiência de compra do seu cliente? Que tal uma surpresa ou mimo que deixe a sua marca mais próxima do consumidor.
– É possível pensar em uma embalagem que seja útil para o cliente?
– Nas compras para presente, além da embalagem você também envia um cartão para a mensagem de parabéns?
– Gere ainda mais vendas, adicionando cupons de desconto dentro da embalagem.
– Que tal uma fragrância diferenciada para as suas mercadorias?

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