Que tal implantar um clube de assinaturas no seu e-commerce?

Um dos pontos para a sobrevivência dos negócios no mundo de hoje é a adaptabilidade, estar atento a tendências de oportunidades criadas a partir de novos hábitos da sociedade. Foi a partir de observações como essa que os  clubes de assinatura ou subscription commerce surgiram.

De uma forma ampla, eles são uma variedade do e-commerce que trabalha com uma venda corrente de produtos ou serviços, vendidos em forma de assinatura. Aqui, o cliente paga um valor mensal em troca do recebimento regular de alguns produtos. O básico para a sobrevivência desse tipo de negócio é o propósito de comodidade e conveniência.

Como aplicar esse modelo de negócio ao meu e-commerce?
Em primeiro lugar, você deve verificar se é plausível para o seu negócio oferecer seus produtos de forma contínua. Muitos e-commerce tem adotado uma estratégia que consiste em aliar o serviço de clube de assinaturas ao seu serviço de comércio de produtos avulsos. Oferecendo condições ou produtos especiais, acabam criando maior interesse na associação.

O importante para o sucesso de um subscription commerce é direcionar o foco para a assinatura. A experiência de recebimento do produto, na maioria das vezes, é superior ao valor do produto em si, que ele poderia ter adquirido se deslocando à uma loja física, pode exemplo.

Você pode criar uma base de clientes a partir de filtros e registro de atividades dentro do seu e-commerce, e então realizar um estudo de viabilidade para criar o seu clube de assinaturas. Encontre clientes recorrentes e que tenham interesses de compra mais específicos , agrupe-os em torno de nichos e veja para quais deles você pode criar ofertas exclusivas.

Uma tendência em ascenção?
Serviços de assinatura na internet são muitos: de grandes marcas como Netflix a pequenas empresas com assinaturas de cerveja, bolos, roupas íntimas, quadrinhos e colecionáveis. De fato, o serviço de assinaturas foi uma via encontrada pelas empresas de suprir as demadas de mercados de nicho em uma bela embalagem; comodidade aliada à experiência.

Apostando no relacionamento
Sabe aquele esforço que você faz com a sua base de clientes que já realizaram alguma compra no seu e-commerce, para que eles continuem a converter? Para um clube de assinaturas, esse mesmo esforço deve ser aumentado, afinal, aqui o cliente tem uma percepção muito maior do seu produto.
Procure sempre criar uma experiência positiva. Ela não precisa ser inovadora todo o tempo, mas nunca devemos desapontar o cliente. E, caso isso ocorra, tenha em mãos ferramentas para saber o porque ele se sentiu assim e como seu e-commerce pode ajudar a reverter a situação.

O segredo do sucesso?
Um dos princípio básico para o sucesso e permanência de um clube de assinaturas é a manutenção da recorrência. A partir das assinaturas, você tem uma previsão mais realista dos seus granhos para os próximos meses. Mas é necessário um rígido controle, principalmente com o pagamento das mensalidades.

Assim como qualquer venda avulsa, nos pedidos de assinatura você também tem gastos com estoque, logística e outros custos operacionais. A inadimplência em larga escala pode desequilibrar seu negócio a ponto de que ele não se mantenha mais rentável.

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