Saiba como o marketplace pode auxiliar no aumento de vendas do seu e-commerce

A palavra Marketplace vem da união entre market (mercado) e place (local). Na antiguidade, este era o local destinado a compras, trocas e vendas de produtos, bem como onde se localizavam os mercados em determinadas cidades.

O mesmo conceito foi adaptado para a internet, e agora o marketplace online é uma comunidade ou um local onde pessoas e empresas se encontram para realizar negócios.

Nestes locais, o consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra etc.

Entenda os diferentes tipos de marketplace

O termo marketplace pode ser usado para uma infinidade de aplicações, existem diversos modos em que empresas podem se associar no meio digital para prosperar e vender mais:

– O marketplace como uma plataforma C2C usada como ponto de partida

Com certeza você já viu algum amigo seu utilizando do facebook, whatsapp e similares para expor produtos que ele está começando a vender. É um exemplo de pessoas vendendo para pessoas, usando um marketplace (rede social ou instant messenger) para aumentar a sua visibilidade. O Mercado Livre é um ótimo exemplo de marketplace C2C

Exemplos: MercadoLivre e Elo7

– O marketplace como uma plataforma B2C “compartilhada” ou B2B2C

A fim de criar uma mencânica similar a do Mercado Livre, grandes empresas desenvolveram marketplaces próprios. Lá outras empresas também podem vender seus produtos, deixando uma % da venda para o dono do marketplace. É como se um pequeno mercado pudesse colocar alguns produtos nas gôndolas de um hipermercado, com melhor localização, mais fluxo de pessoas e maior investimento em marketing.

Exemplo: Submarino

– O marketplace como um “HUB” de empresas do mesmo segmento

Em grandes cidades é comum encontrar centros de compras, onde vários lojistas se juntam para ratear infraestrutura, marketing e outros custos conjuntos. O mesmo pode ser visto no ambientes online, nesse tipo de marketplace, pequenas empresas do mesmo segmento, como calçados, moda e similares se juntam para criar um portal com mais força e visibilidade para o produto de todos.
Exemplo: Privalia

Quais as vantagens um marketplace oferece para o pequeno empreendedor

Os lojistas optam por vender em um marketplace com a intenção de aumentar suas vendas. No entanto, não necessariamente têm ideia do impacto real e das potenciais mudanças que podem ocorrer em seu negócio. Listamos algumas vantagens que podem impactar positivamente no negócio de quem está pensando em vender através de um marketplace.

1) Visibilidade

Imagine colocar o seu produto numa vitrine em um ótimo ponto comercial na cidade, o efeito é similar quando você utiliza de um site com um nome forte no mercado de e-commerce. Seu produto poderá ser visto por milhares de consumidores todos os dias.

2) Baixo investimento

Para começar a vender em um marketplace, não existe muita burocracia, basta negociar a comissão com o marketplace e pronto. Grande parte da infaestrutura, como layout, cadastro de produtos e etc você já terá pronto, além disso você não terá grandes gastos com marketing e mídia, pois o próprio marketplace já proporciona um grande número de visitas para a sua vitrine.

3) Mais vendas e melhor retorno sobre investimento

Com mais pessoas vendo o seu produto, é esperado que o número de vendas, assim como oseu faturamento, vão aumentar. E se colocado na ponta do lápis, retorno que você terá mesmo com comissão, é atrativo, ainda mais com tudo que o markeplace tem a oferecer.

4) Diversifique seus produtos, aposte no mercado de nicho

Com maior número de clientes heterogêneos tendo contato com seus produtos, você pode se sentir mais seguro para introduzir produtos de nicho ao seu portfólio. Possibilitando que você teste a aceitação de diferentes produtos.

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