Você já implantou uma estratégia de vídeos no seu e-commerce?

Estamos no auge da era digital, todos temos ao menos um smartphone que parece quase que uma extensão do nosso próprio corpo. Estamos a todo tempo com os olhos fixos no que acontece nas telas em nossas mãos. Mensagens de amigos, notícias, textões de facebook, vídeos…

A expressiva evolução, tantos dos gadgets, quanto da qualidade das redes móveis, possibilitou um significativo aumento do consumo de vídeos através destas plataformas. Um levantamento da Cisco apontou que em 2014, 55% de todo o consumo de dados móveis foi feito com vídeos.

Os vídeos são uma forma de comunicação que possibilitam, não só a transmissão de um maior número de informações ao mesmo tempo, como também que fixemos mais informações sobre aquele conteúdo. Estimulando diversos sentidos simultaneamente, nosso cérebro é capaz de absorver mais sobre o assunto do que a leitura de um review,por exemplo.

E-commerce e conteúdos em vídeo, uma ótima parceria

A busca por produtos online, diferente do processo de compra em uma loja física, nos priva da sensação de tato. Sentir o produto em nossas mãos nos dá mais segurança, mesmo que isso não seja uma pratica essencial para escolher um produto, como um produto eletrônico.

O vídeo entra como uma estratégia complementar que procura preencher essa lacuna da tangibilidade. Mostrar o modo como o produto é retirado da caixa, a montagem e manuseio são informações que podem ser demonstradas por vídeo.

Vídeos são grandes aliados na divulgação do seu produto

Vídeos contam uma história completa, tem início, meio e fim. Isso contribui para que ele seja mais facilmente compartilhado em outras plataformas, como fazemos para mostrar a outro como aquele produto funciona ou algum feature interessante. Basta um clique e pronto.

Quem utiliza vídeos para divulgação dos seus produtos, provavelmente também os hospeda no Youtube, e isso ajuda muito no ranqueamento dos sites dentro do buscador. O Google da prioridade à sites que tenham vídeos, principalmente se esses estiverem hospedados dentro da sua outra empresa.

Aqui é importante salientar que especificamente dentro do Facebook, é ideal que os vídeos sejam hospedados diretamente dentro da plataforma. Os algoritmos da rede social tendem a valorizar mais os vídeos nativos que os hospedados em outros sites, resultando na perda de alcance orgânico das suas postagens.

Como meu negócio pode utilizar o vídeo para aumentar as vendas.

Estratégias de vídeos são vistas na maioria das vezes como onerosas e extremamente complicadas de colocar em prática. Entretanto, é possível, a partir de um investimento moderado, desenvolver vídeos que atendam às necessidades da empresa e tragam resultados satisfatórios.

Demonstração do produto: Talvez esse seja o modelo de vídeo mais comum e também o mais utilizado no e-commerce. Aqui o objetivo do vídeo é demonstrar todas as características que estão visíveis no site, só que de uma maneira muito melhor, Aqui você pode observar detalhes de acabamento e como o produto é manuseado.

Tutoriais : Aqui, o objetivo principal do vídeo é mostrar como o usuário poderá utilizar seus produtos corretamente. Esse tipo de vídeo é indicado principalmente para produtos mais delicados ou que necessitam de montagem.

Insira seu produto em uma história : Desenvolver uma narrativa que cative o usuário e consiga inserir o seu produto em meio à história, é uma ótima oportunidade de mostrar suas funcionalidades de uma forma mais natural.

Agora você sabe mais sobre os benefícios em adotar uma estratégia de vídeos para a sua loja virtual. Desenvolva um conteúdo de qualidade, ganhe destaque nas ferramentas de busca e deixe seus consumidores mais confiantes em escolher um produto da sua loja.

Comentários